Este projeto resulta de uma colaboração entre Serralves e um conjunto de escolas dos distritos do Porto, de Aveiro, Braga, Coimbra, Guimarães, Setúbal, Viana do Castelo e Vila Real. Ao longo de um ano os grupos escolares envolveram-se na pesquisa e na exploração criativa do tema "Cidades: Percursos, Intervenções, Afetos”, refletindo sobre as suas dimensões física, social e afetiva, dando particular atenção ao conceito de cidadania.
A parceria com as escolas implicou uma vontade coletiva de pensar e de negociar propostas de intervenção ou transformação de espaços. Nas oficinas e seminários em Serralves debateram-se noções de espaço público, de habitabilidade e sustentabilidade, posteriormente desenvolvidas na escola. Cruzaram-se diferentes áreas do conhecimento, da arte e da arquitetura à geografia e ao ambiente, suscitando a aproximação à obra de artistas cujas práticas revelam preocupações neste âmbito.
A multiplicidade de abordagens foi uma das características deste projeto, devido não só às idades dos grupos, mas também às motivações de professores e alunos que, em diálogo, desenvolveram diferentes perspetivas de reflexão crítica e de ação.
Esta mostra revela uma pequena parte dos processos que coletivamente se desenharam: mapas, sons, percursos, maquetas, esboços alternativos à atual configuração de bairros e praças, formas de conhecer, viver e reinventar, com vista a perspetivar novas relações entre o museu, a cidade e a escola, bem como de refletir sobre inclusão e exclusão, memória e identidade.

Conceção do projeto: Serviço Educativo de Serralves

Facebook Twitter More